O Núcleo da Barra é criado em 31 de Outubro de 1997 pela da OSN 473. A primeira sede foi na Capela Nossa Senhora da Graça em Tires. Entre 1999 a 2005 teve a sua sede numas instalações da Estação Agronómica Nacional em Oeiras. Após alguns anos sem sede, a partir de Janeiro de 2013 o Núcleo da Barra passa a ter a sua sede na Igreja dos Navegantes em Cascais.
O Núcleo da Barra é um dos sete Núcleos da Região de Lisboa, correspondendo a sua área de influência aos Concelhos e Vigararias de Cascais e Oeiras. É composto por um efectivo de cerca de 2.500 elementos repartidos por 22 Agrupamentos, 13 no Concelho de Oeiras e 9 no Concelho de Cascais.
Desde a sua fundação o Núcleo da Barra teve três Coordenações e seis Juntas de Núcleo. A Junta de Núcleo da Barra é um órgão executivo eleito trienalmente que apoia e superintende a acção desenvolvida pelos Agrupamentos do Núcleo, realizando para o efeito um conjunto de actividades de apoio com vista à manutenção, crescimento, formação e desenvolvimento dos jovens e adultos pertencentes aos Agrupamentos do Núcleo.
Promove e realiza anualmente o “Dia de Núcleo” e o “Indaba de Núcleo”, assim como actividades, cursos e acções de formação técnicas e pedagógicas para jovens e adultos voluntários no escutismo. Com tradição no Núcleo, salienta-se o “LobiBarra” e a “Gota Amarela” para Lobitos, o “Juventura” e a “Idade Verde” para Exploradores e Moços, o “Farol Azul” e o “Raid TT Barra” para Pioneiros e Marinheiros e o “S. Paulo ao Rubro”, o “Cenáculo” , a “IV Dimensão” e o BIVAC para Caminheiros e Companheiros.
O trabalho futuro a empreender no Núcleo da Barra, passará por continuar a desenvolver e criar condições para que os jovens Escuteiros e Dirigentes dos Agrupamentos do Núcleo, possam praticar mais e melhor escutismo, baseado em projectos e intervenções de desenvolvimento realizadas pela Junta de Núcleo e planos aprovados pelo Conselho de Núcleo, órgão máximo deliberativo do Núcleo da Barra.